O Carnaval brasileiro não precisa de introduções. Afinal, em que outro país é possível celebrar livremente entre as ruas da cidade por dias seguidos ao lado de amigos e pessoas queridas? Mas não acaba aí: para muita gente, produzir composições divertidas e fantasiosas é outra grande magia do feriado. Famosa nas redes por seus looks de Carnaval, a paulistana Flávia Akemi revela à ELLE Brasil os passos por trás de seus visuais de sucesso para que você consiga recriá-los sem grandes complicações. Pegue a caneta, a tesoura e se prepare para arrasar nas customizações!
Lacinhos e lacinhos!
Foto: Flávia Akemi
Os looks de Carnaval de Flávia nunca partem da ideia de reproduzir o visual de uma personagem específica, mas, sim, um tema. “No passado, o estilo coquette, que é ultrafeminino, estava muito na moda. Eu já tinha no armário um top com laço máxi, então achei que seria um ótimo ponto de partida”, explica ela. Para complementar a produção, selecionou diferentes fitas de tecido para decorar seu cabelo, amarrado em maria-chiquinha. “Os acessórios de pérolas também combinavam muito com o mood da fantasia, então finalizei com eles.”
LEIA TAMBÉM: 7 FANTASIAS DE CARNAVAL QUE SUSTENTAM DIVERSÃO E ESTILO
Vermelho em foco
Foto: Flávia Akemi
“Esse look é de um dos primeiros Carnavais que comecei a caprichar nas fantasias”, relembra Flávia. “Tudo começou com o acessório de cabeça de lagosta, que eu ainda gosto muito”, diz, sobre o detalhe que ela mesma customizou. “Eu encontrei duas lagostas de isopor na rua 25 de Março, em São Paulo. Em casa, pintei as duas com tinta vermelha e apliquei glitter por cima. Com cola quente, grudei as figuras em uma estrutura de arame, que serviu como uma tiara.”
O acessório fez tanto sucesso que Flávia ficou conhecida pela criação. “Voltei um tempo depois à loja de isopor e me perguntaram: ‘você é a menina da lagosta?’. Comentaram que não demorou muito e uma galera tinha visitado o endereço para comprar as mesmas lagostas!”, relembra, aos risos. Para finalizar a produção, juntou uma série de roupas vermelhas guardadas em seu armário e voilà!
Cabeça em destaque
Foto: Flávia Akemi
Outra dica de Flávia para criar looks de Carnaval do zero é pensar em uma peça de destaque. Anos atrás, ela encontrou na internet um tutorial para fazer um arranjo de cabeça com franjas de strass. Resolveu reproduzir a peça e fazer dela a estrela de uma de suas fantasias. “Você pega um boné que não utiliza muito, para usar como um molde, e vai colando as tiras de strass, uma a uma, bem juntinhas. Espera o tempo de secagem e, por fim, ‘descola’ as tiras do boné”, resume ela.
Para finalizar a produção, optou por mais acessórios com pedraria. Escolheu brincos, colares e cintos de seu armário confeccionados com strass e jogou um conjunto de biquíni de animal print, que trouxe ainda mais impacto à composição.
LEIA TAMBÉM: BODY DE CARNAVAL: 20 PEÇAS PARA BRILHAR NA FOLIA
Pink tropical
Foto: Flávia Akemi
No caso acima, a peça de destaque era o harness de flores, da marca Tropical Disco. “Acho que é um acessório prático porque você pode usar por cima de um maiô, biquíni ou body, e ele já faz o look!”, diz, sobre o elemento que é amarrado ao longo do tronco. Para trazer uma unidade ao visual, escolheu um maiô rosa, cor que já aparecia no harness, como a base da produção. Por fim, adicionou uma meia-calça arrastão branca, um coturno e pronto!
MatinELLE
Foto: Flávia Akemi
“Este look de renda usei no MatinELLE, a matinê de Carnaval da ELLE Brasil realizada em 2025″, comenta Flávia. “A verdade é que fiquei ansiosa! Não queria algo com cara de bloco, mas com cara de festa, sabe?”, relembra. Para isso, pegou um macacão de renda preto e combinou a peça com acessórios de impacto, como o máxi laço de cabelo e os cintos de pérolas. Nos pés, o salto trouxe o glamour final.
