O próximo ano será marcado pela energia da inovação e da autenticidade, e isso é maravilhoso. São vários trânsitos influenciando nesse sentido, mas o principal deles é a entrada de Urano em Gêmeos.
Neste guia astrológico 2026, vou destrinchar os principais movimentos astrológicos de 2026 para você perceber com maior clareza os aprendizados que chegarão para nós durante o novo ano, de modo geral. Como existem alguns trânsitos relevantes para os relacionamentos, adicionei esses detalhes no fim também.
Tudo isso para que você possa se adaptar ao novo ritmo que está por vir. Afinal, se você sabe que música está tocando, fica mais fácil de dançar. (2026 tem um ar mais divertido e esvoaçante, por sinal.)
Guia astrológico 2026: principais trânsitos do ano
Entrada de Saturno e Netuno em Áries (janeiro e fevereiro)
Será importante usar a sensibilidade para perceber o que a alma almeja, e tomar coragem para ser verdadeiro na vida, com motivações sinceras, e não artificialmente condicionadas para impressionar ou manter o status quo, com a entrada de Saturno e Netuno em Áries.
Saturno vem para nos lembrar das nossas responsabilidades, afinal, nem tudo na vida é uma roleta russa aleatória. Temos as nossas tarefas de casa, nossos aprendizados, nosso amadurecimento constante. Enquanto os outros trânsitos puxam para fora, para novas formas de olhar o mundo, de resolver problemas, de se conectar, Saturno e Netuno em Áries trazem você novamente para dentro, para o seu foco, para o que é de fato importante para a sua sobrevivência, num nível mais profundo.
E isso é necessário, pois senão nada muda. A nossa mente trabalha a sua plasticidade, ou seja, aprende a flexibilizar e adquirir novas habilidades, quando ela foca em um assunto tempo o suficiente para formar novas ligações e caminhos cerebrais. É assim que você não fica preso a velhos comportamentos e pensamentos. É assim que você se mantém saudável.
Durante a passagem de Saturno em Áries, que começa em 13 de fevereiro e vai até 2028, a disciplina e responsabilidade precisam partir de você. Você aprenderá sobre iniciativa, força, bravura, coragem e o cuidado com a sua vitalidade. Desperdiçar energia por causa de FOMO? Deixar uma oportunidade por conta de medo? Ficar preso lamentando o passado em vez de resolver os problemas de vez?
Netuno entra em Áries em 26 de janeiro e permanece nesse signo até 2039. Assim, além de fazer o que você quer, por conta de Saturno, você vai se perguntar se realmente faz sentido num nível mais profundo.
Netuno em Áries tem um quê de visionário e guerreiro sagrado, pois é vivendo um anseio de alma, que não tem explicação racional, que se sana uma deficiência do coletivo. Mas, assim, esqueça rótulos sobre o que é nobre. Aqui o caminho é seguir aquele sonho inocente, é o caminhar da forma mais natural possível, na sua autenticidade no nível mais profundo, sem filtros e impedimentos das inseguranças e programações mentais.
Urano em Gêmeos (abril)
A chegada de Urano em um novo signo sempre assusta, pois ele mexe em estruturas antigas, esfarela tudo sem dó através de sua franqueza pura. Ele vem, traz clareza e renova rapidamente, filtrando o que serve e o que não serve mais. O inacessível se populariza, pois ele não liga para rótulos, apenas para a libertação do maior número de pessoas – vide IA.
Durante pouco mais de sete anos, desde 2018, Urano passou por Touro, e a nossa relação com o mundo material mudou. Você se lembra de como lidava com dinheiro até 2018? Aposto que tem um monte de amigo que investe na bolsa ou em cripto hoje em dia. Mitos e devaneios sobre como enriquecer foram dissolvidos e muitos se tornaram CLT novamente, pois viram que ser empresário não é fácil. Técnicas de produção, que antes eram secretas, foram reveladas, popularizadas e, em alguns casos, substituídas. Nem vou começar a falar das impressoras 3D e de como as fábricas na China conseguem produzir tudo que você imaginar.
O poder das marcas baseadas meramente em imagem se reduziu. Por outro lado, as grifes com real expertise foram valorizadas, afinal, nossa relação com o material deu um upgrade. Não é à toa que a K-beauty ganha cada vez mais espaço, pois ela traz maiores resultados por menos.
As pessoas entendem mais sobre o material, sobre qualidade, sobre como obter dinheiro, sobre produção. Paralelamente, houve o entendimento de que o material não é definitivo, mas é apenas um elemento na equação. E, por mais que tudo esteja longe de ser perfeito, ficou mais claro que a quantidade de dinheiro que você tem não te define, pois tudo é passageiro. Portanto, não faz sentido julgar alguém pelo pouco ou muito que ele tem. (Espero.)
No dia 25 de abril de 2026, Urano, o planeta do novo e da libertação, entra em Gêmeos, o signo ligado aos estudos, à curiosidade, comunicação e às viagens curtas, e isso é empolgante demais por diversos motivos que darei a seguir. Saiba que essa energia de renovação será mais intensa do que o normal, por conta do trígono que Plutão em Aquário formará com Urano em Gêmeos. Quando um planeta entra em um signo, você sente a sua energia reverberar com maior intensidade nos primeiros graus de passagem. E, nesse primeiro contato de Urano em Gêmeos, o planeta da renovação está de certa forma em conexão direta com Plutão em Aquário, manifestando uma grande corrente de renovação, libertação e limpeza das sujeirinhas que bloqueiam a nossa expressão plena, como também ajustes dos paradigmas que tornam a nossa vida mais pesada. Pois não basta ser novo, precisa estar limpo.
Urano é o planeta regente de Aquário, um signo ligado ao elemento Ar, assim como Gêmeos. Portanto, se trata de uma combinação um pouco mais harmoniosa, pois ambos estão relacionados com o racional, a mente, o cérebro, a comunicação, e gostam de velocidade. Falando em harmonia, Vênus entra praticamente junto com Urano em Gêmeos, indicando um trânsito que veio para suavizar e deixar tudo mais belo, pelo menos num primeiro momento. Acredito que durante os próximos anos veremos muitas mudanças na nossa forma de pensar, de aprender, de se comunicar, tanto no nível pessoal quanto no coletivo. Quem entender que nesta vida somos eternos estudantes vai se beneficiar bastante dessa fase.
Imagino que as formas de viajar, vistos e fronteiras passem por mudanças também, no sentido de se tornarem mais universais e digitalizadas. Tecn
