Faleceu nesta quarta-feira (06.08), aos 100 anos, o renomado arquiteto Carlos Lemos, que foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e colaborador de Oscar Niemeyer.
A notícia do seu falecimento foi divulgada pelas redes sociais da universidade e pelo Instituto Sarasá, responsável pela publicação de seu último livro, Cidade Sem Vestígios, lançado em março deste ano. A causa da morte não foi revelada.
Formado na década de 1950 pela Universidade Mackenzie, ele trabalhou em parceria com Niemeyer em projetos como o edifício Copan e o parque do Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de ter sido diretor de seu escritório na capital paulista.
Além de sua atuação na arquitetura, Lemos também se destacou como artista plástico e professor na FAU-USP, onde lecionava sobre arquitetura brasileira e preservação do patrimônio cultural. Em 2022, foi agraciado com o título de professor emérito pela instituição.
Arquiteto Carlos Lemos foi professor emérito da FAU-USP.
Foto: Reprodução / Instagram / FAU-USP
LEIA TAMBÉM: 5 EDIFÍCIOS DE SÃO PAULO PARA CONHECER
Além disso, ele atuou como diretor técnico do Condephaat e publicou obras como O que é Arquitetura, Viagem pela Carne, Como nasceram as cidades brasileiras e O que é patrimônio histórico.
A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamentou sua morte, destacando seu legado na preservação do patrimônio cultural. O IABsp também se pronunciou, ressaltando sua contribuição para a arquitetura e urbanismo, assim como sua produção editorial marcada pela reflexão crítica e técnica, acessível a um amplo público.