Diversas soluções criativas e visualmente interessantes estão disponíveis para o fechamento de móveis, além dos tradicionais painéis de madeira revestidos com laminado. Entre as opções de materiais, amplamente utilizados em armários de cozinha, guarda-roupas, racks e cristaleiras, estão a madeira ripada ou treliçada, a palha natural ou sintética e os vidros refletivos ou espelhados – com destaque para vidro canelado, um acabamento cada vez mais popular nos projetos atuais.
“As portas de armários desempenham um papel fundamental na definição do estilo de um ambiente. Elas podem ser integradas visualmente a painéis, criando uma composição limpa e sofisticada”, diz a arquiteta Christina Faria, do escritório Spazio Arquitetura. Já sua sócia, a arquiteta Sandra Marçal, destaca o uso de vidros canelados ou aramados para conferir leveza e personalidade aos móveis, enquanto o vidro refletivo ou espelhado traz sofisticação e amplia visualmente o espaço. Além disso, portas com acabamento de palha natural ou sintética proporcionam aconchego e charme, além de favorecer a ventilação interna dos armários”, complementa.
É importante lembrar que as soluções devem combinar beleza e funcionalidade, sendo que cada material pode ser mais adequado para um tipo específico de móvel ou espaço. “A madeira ripada tem uma presença estética marcante, cria ritmo visual e acolhimento, sendo ideal para ambientes mais amplos como salas ou home offices”, sugere a arquiteta Érica Salguero. Ela também destaca a mistura de materiais em painéis deslizantes, como madeira, espelho, tecido ou estrutura metálica, para closets, e a utilização de palha natural em armários de quartos, móveis de lavabos ou aparadores em áreas sociais. Além disso, o vidro canelado é uma boa opção para armários de cozinha, bancadas ou cristaleiras, permitindo visibilidade parcial do interior do móvel sem exposição total”, finaliza a profissional.
Vidro canelado em proposta inusitada
Neste quarto infantil com papel de parede geométrico, cadeiras Girafa e bancada de estudos de madeira, foi instalada uma marcenaria suspensa com portas de vidro canelado e moldura branca. O projeto é do escritório FJ55 arquitetos.
Fechamento com madeira ripada e chanfrada
Para a sala de reuniões de seu escritório, a arquiteta Érica Salguero projetou armários com portas de madeira clara, ripada e chanfrada. Os módulos funcionais se alternam com as prateleiras abertas e armazenam itens que não precisam ficar expostos.
Leia também:
Painel de madeira: 5 projetos com a marcenaria bem aplicada
Jogo de luz e transparência com vidro fumê
Neste ambiente integrado de sala de jantar e cozinha, assinado pela Spazio Arquitetura, a cristaleira com estrutura de madeira, iluminação interna e portas com moldura preta fosca e vidro fumê, valoriza as louças e taças acomodadas em seu interior.
Delicadeza e textura com palha natural telada
Este móvel de madeira clara exibe módulos inferiores com fechamento de palha natural. O material, em tela, é esticado e preso às molduras das portas, uma solução que confere delicadeza e textura ao espaço. Projeto do escritório Figa Arquitetura.
Leia também:
Fibras naturais viram hit na decoração
Boa dupla: vidro translúcido e madeira ripada
Projetado pela arquiteta Cilene Lupi, este ambiente exibe marcenaria com acabamento ripado nos painéis de madeira e cristaleira com fechamento de vidro translúcido, material que reflete a luz e deixa à mostra a pedra do revestimento interno.
Visual de muxarabi com treliça de MDF
Um móvel que mistura portas verticais de vidro com nichos horizontais fechados por painéis de MDF treliçados garante charme e funcionalidade para esta sala assinada pela arquiteta Vanessa Ribeiro, do escritório Quattrino Arquitetura.
Varanda com móvel e divisória de vidro canelado
Leve e bem iluminado, este ambiente projetado pelas arquitetas Thais Bontempi e Mirella Fochi, do escritório Conectarq, une varanda e home office, delicadamente setorizados pela divisória e armário com portas de vidro canelado.
Palha indiana e toques terracota
Neste quarto acolhedor idealizado por Thais Meireles e Carol Rezende, do escritório Pró Arquitetura, a textura das portas de correr do armário com fechamento de palhinha se combina à madeira e aos tons terrosos presentes no ambiente.