Neste final de semana, Alcione desembarca em São Paulo ao lado de Zeca Pagodinho e Jorge Aragão para a turnê O maior encontro do samba. A apresentação marca o sucesso da estreia no Maracanã, que atraiu um público de 65 mil pessoas no Rio de Janeiro.
Durante os shows, Alcione apresentará figurinos que homenageiam diversas mulheres icônicas do samba, incluindo Elza Soares e Clara Nunes. Em sua performance inicial no Rio, a artista fez uma homenagem a Dona Ivone Lara (1921-2018), uma referência feminina no gênero e a primeira mulher a compor um samba-enredo. “Ela era uma verdadeira rainha. Estar ao seu lado era sentir uma paz repleta de amor e poesia”, relembra a cantora em conversa com a ELLE.
Na apresentação carioca, Alcione usou um vestido dourado que é uma recriação de uma peça icônica de Dona Ivone Lara. “Antes de nos curar com seus versos, ela se dedicou ao cuidado dos outros através da enfermagem. Caminhou com delicadeza. Hoje, nós pisamos firmes. Amanhã, não estaremos mais sozinhos”, afirmou Alcione.
LEIA MAIS: Melly lança “Mais forte que a dúvida”, seu segundo disco
Em São Paulo, a cantora prestará tributos a Elza Soares e Leci Brandão. “Elza sempre foi para mim a maior intérprete de samba da história. Ninguém neste país pode afirmar que canta mais samba do que ela; sua forma de cantar e sua voz são inigualáveis”, destaca. “Leci Brandão é mais do que uma amiga; é como uma irmã para mim. Nos conhecemos no começo de nossas carreiras e desde então nunca nos separarmos. Além disso, compartilhamos uma grande paixão pela Mangueira. Brandão é parte da minha família”, complementa.
A série de homenagens continuará até o término da turnê, organizada pela 30e, que após as apresentações no Rio e em São Paulo irá visitar cinco outras cidades até dezembro. Os figurinos não serão os únicos destaques; a famosa manicure maximalista da Marrom também terá um tema especial para os eventos.
LEIA MAIS: Hanayrá Negreiros lança “Negras maneiras de vestir: moda, memória e arte afro-brasileira”
Os shows reunindo Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Alcione pela primeira vez juntos no palco contarão com o acompanhamento de 17 músicos sob direção musical de Pretinho da Serrinha, interpretando grandes clássicos do samba. “Confesso que durante os preparativos para a turnê me concentrei em ouvir as músicas que apresentaremos nos nossos shows: Zeca (Pagodinho), (Jorge) Aragão, Arlindo Cruz, Almir Guineto e o mestre Cartola… Sons que sempre estiveram presentes na minha vida estão ainda mais vivos agora!”, revela Alcione. “Destaco três canções especiais: ‘As rosas não falam’, de Cartola; ‘Lama nas ruas’, parceria entre Zeca Pagodinho e Almir Guineto; e ‘Enredo do Meu Samba’, colaboração entre Jorge Aragão e Dona Ivone Lara.”
Zeca & Alcione & Jorge Aragão – O maior encontro do samba: dias 20 e 21 de junho no Nubank Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca – São Paulo/SP. Mais informações disponíveis aqui.
